segunda-feira, 24 de junho de 2013

Dinheiro X qualidade

Dependo do transporte coletivo e há muito tempo venho questionando os preços e condições desses ônibus. Por isso, nesse momento, me sinto tão extasiada com essas manifestações, que hoje tomaram um conceito muito maior (graças a Deus), mas que tiveram seu início em mais um aumento de preço desse meio de transporte.
Não é, como muitos disseram, ou desdenharam, exclusivamente por R$0,20. Mas e se fosse? O que acontece é uma falta de respeito com a população que depende desse transporte. Pagamos muito caro por um meio que não sei ainda o motivo é chamado de público, já que pagamos por ele.
Só para citar um exemplo que mais faz parte do meu universo, essas fotos a seguir foram tiradas há pouco tempo e são de um ônibus da Viação Pinheiral (linha Barra do Piraí - Ponte Alta). São mais ou menos percorridos de Barra até Pinheiral cerca de 35 KM e a passagem custa R$6,70.
Pagamos esse preço em um ônibus algumas vezes quebrado, como este da foto, superlotado, já que os ônibus são de hora em hora somente  (e em muitos outros casos demoram demais também), e ainda, já aconteceu de chover dentro do ônibus. Esse é somente um exemplo.
E isso nos leva a questão que o grande problema não é somente o preço e seu aumento, mas o serviço oferecido. É preciso que o Poder Público fiscalize e cobre destas empresas um serviço de qualidade. Infelizmente em muitos casos não existe concorrência e talvez por isso não aja tanta preocupação. Mas isso é primordial. Não basta diminuir o valor das passagens. Pagamos muito caro por um serviço de má qualidade.
Esses fatos por si só já nos dão motivos de sobra para protestar e reivindicar melhorias. Mas isso foi na verdade a gota d’água. O aumento foi o estopim que serviu para o povo acordar e perceber que não poderia mais ficar calado diante de tantos abusos e absurdos que acontecem no país.



Nenhum comentário: