segunda-feira, 30 de julho de 2012

Segurança Pública. Dever de quem?

Desde que passei a ter discernimento e entender um pouco o sentido das coisas, aprendi que a Segurança Pública (educação, saúde, mas isso é história para outro post) é uma das obrigações do estado. Mas será que me enganei? Será que nesse assunto vale a lei de cada um por si?
Fui consultar novamente a constituição e acho que não estava errada: “a segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio...”. Pois bem.
Fiquei pensando nessa questão depois da sanção da lei que obriga as Lan Houses, Cyber Cafés e Cyber Offices a instalarem câmeras de vigilância em Manaus. O motivo? Tentar coibir a onda de assaltos a esses estabelecimentos.
Mas será que é “legal” ou moral obrigar os comerciantes a instalar essas câmeras, (claro que com os recursos do próprio bolso)? Não deveria ser uma questão opcional e os órgãos responsáveis pela Segurança Pública que teriam o dever de coibir esses crimes?
Claro que todos têm responsabilidade e as filmagens podem ajudar a identificação dos criminosos e até inibir as ações, mas acho que não é uma questão que devesse ser imposta. Se estão acontecendo muitos crimes nesses locais deveria ser realizado um policiamento intensivo e uma investigação para identificar os suspeitos. Pensando bem, acho que estou vendo muita série policial...
Se foi tomada essa medida com estabelecimentos deste segmento, será que vão fazer o mesmo quando a bola da vez forem padarias, por exemplo? Essa será sempre a solução para tentar evitar os assaltos? Desse jeito, é bem capaz que para abrir uma empresa, a instalação das câmeras se torne um dos pré-requisitos.
É cada vez mais visível que estamos sendo vigiados por diversas câmeras que seguem nossos passos. Basta olharmos para o alto nos principais centros e nos deparamos com elas nos espiando. E tudo bem utilizar essas novas tecnologias se elas ajudam a resolver e solucionar casos, mesmo que esse caso seja o de um furto de um coelho, como aconteceu em Volta Redonda. O que é uma questão curiosa. Na Vila, onde o bicho de pelúcia foi levado por um estudante, acontecem diversos casos de assaltos, furtos de carros, mas não me recordo de uma ação policial ter encontrado tão rápido os bandidos, como encontrou o estudante com o tal coelho. Pelo menos nenhum caso teve tanta repercussão como o tal.
Sou totalmente a favor da utilização desses equipamentos nas lojas e nas ruas, desde que seu foco seja realmente o de tentar evitar ou solucionar crimes. Mas não concordo com a obrigação. Se as autoridades acham que as câmeras ajudam a diminuir a incidência dos crimes, elas é que deveriam providenciar a instalação dos equipamentos nas ruas em que se registram o maior número de casos, já que elas são as responsáveis por proteger a integridade das pessoas.

Nenhum comentário: