sexta-feira, 13 de julho de 2012

Delegacia nada legal

Vergonha. Atraso. Abandono. Essas são algumas formas de descrever a situação da Delegacia Civil de Barra do Piraí (foto). Difícil de acreditar, mas a foto se refere a uma realidade de Barra, cidade do estado do Rio de Janeiro, com quase 100 mil habitantes, mas que ainda conta com o serviço, diga-se de passagem, precário, de uma delegacia dessas: “antiga”. Entende-se por antiga, neste caso, não só a fachada velha e acabada, mas, acredite se quiser uma delegacia que ainda opera com máquina de escrever (sim, elas ainda existem em um mundo moderno e tecnológico em que as crianças quase aprendem a usar o computador antes mesmo de falar).
Uma situação absurda para uma das maiores cidades do sul do estado. Como pode um município deste porte ainda não ter uma delegacia digna para o atendimento à população e para o trabalho da polícia civil, enquanto cidades próximas com muito menos habitantes já possuem a estrutura de uma Delegacia Legal? Pinheiral, Porto Real, Piraí, Rio Claro, Itatiaia, Miguel Pereira, Mendes. São inúmeros os exemplos. E dentre as cidades citadas, as últimas unidades a serem implantadas já existem há 8 anos. Tem algo de podre no reino da Dinamarca...
A atual (parece até uma contradição utilizar esta palavra para descrever a situação) delegacia não tem a menor infraestrutura para atendimento e passa a total impressão de abandono. No que diz respeito a estrutura também está inserida a questão de “pessoal”, o que no caso de Barra do Piraí acarreta em uma equipe reduzida de trabalho, se é que o número de pessoas, de investigadores, que fazem o plantão no local já pode ser caracterizado como equipe. Não existem sanitários nem bebedouros para o público, salas de repouso, nem um primeiro atendimento adequado.
Todos esses fatores prejudicam o serviço prestado à população e ao próprio trabalho dos inspetores, que não são mágicos e nem ao menos possuem acesso a central de dados do programa. Resultado: atendimento e investigação lentos. Sem contar com as celas vergonhosas que ainda existem e são utilizadas no local e deveriam ser interditadas e substituídas pelas salas de custódia.
A inauguração da Delegacia Legal de Barra está prevista para acontecer somente em setembro. Somente, porque pode parecer um prazo curto, mas um dia já faz grande diferença quando o assunto é segurança, investigação de crimes, ainda mais para quem espera há tanto tempo.
Às vezes fico me perguntando: será mesmo que era mais importante correr para inaugurar o Mercado Municipal? Era mais urgente tirar os camelôs das ruas, do que reunir esforços e construir a nova delegacia com mais urgência?
Parece que a ordem de prioridades anda um pouco desorganizada...



2 comentários:

Anônimo disse...

Muito oportuna sua crônica sobre os descasos em que está o sistema de segurança publica. As pseudo autoridades ainda afirmam que podemos contar com policiais. Concordo com sua análise, continue cobrando, não desanime.

Parallela Mundi disse...

Pois é... o nico lugar que você escuta o estlar das máquinas de escrever é na 88ºDP. Mas já está em andamento as obras para a nova delegacia legal. Suas instalações será onde hoje é a garagem municipal de Barra do Piraí, no Matadouro.