quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Porque os bancos e aeroportos parecem ter uma segurança mais rígida que a dos presídios?



Um assunto que já há bastante tempo é debatido, principalmente no Rio, agora é pauta do governo de São Paulo: o uso dos aparelhos de celulares em presídios. Segundo o governador da cidade, Geraldo Alckmin, “não existe uma tecnologia para bloquear o uso do celular apenas em uma pequena área..ou não consegue bloquear ou bloqueia uma área muita grande”.

Mas como um preso consegue fazer ligações, e mais do que isso, comandar o crime organizado da cadeia, e eu não posso fazer ligações de dentro de um banco?Na verdade não consigo nem ao menos entrar em algum banco sem depositar meu telefone na caixinha da temível porta giratória. Em alguns casos é preciso depositar moedas, sombrinha e por ai vai.

Como é possível entrar com celulares em uma penitenciária, se para passar pela segurança de aeroportos, por exemplo, é preciso algumas vezes tirar relógio, cinto e até os sapatos?

Porque então não discutir a implantação desse sistema utilizado nos aeroportos ou de portas giratórias que tanto nos tiram a paciência nas agências bancárias na entrada das cadeias?Já que bloquear a área desses locais não está se mostrando eficaz, visto que esses bandidos continuam fazendo ligações e praticando crimes. Perdi as contas de quantas mensagens de promoções fajutas já recebi desses bandidos. Investigações recentes mostraram que presos ficaram por cerca de 10 horas fazendo uma conferência ao telefone. Como eles conseguem essa proeza se eu tenho dificuldades de completar uma simples ligação ou manter a mesma por um longo período sem que ela “caia”?

Mas acredito que o maior problema não é o fato dos bandidos estarem conseguindo fazer ligações, mesmo com algum tipo de sistema de bloqueio, mas sim os presos terem acesso a esses celulares. Esse fato é o mais grave. Não é somente bloquear a área como muitas vezes e na maioria dos casos se discute, mas impedir que eles tenham acesso a celulares, drogas, armas.

Além disso, muitos casos sobre o uso de celulares em presídios acontecem nos chamados de segurança máxima. E isso é outra coisa que não consigo entender. Todas as cadeias deveriam ser de segurança máxima, partindo do princípio que é para lá que vão criminosos. E se nessas cadeias os presos conseguem ter acesso a telefones, drogas, armas, deveriam rever essa classificação. Ou alguém me explica que segurança máxima é essa.

Parece que nesses locais o sinal das operadoras é melhor do que o que temos nas ruas, então, enquanto essa situação não é resolvida, a solução é procurar o presídio mais próximo para conseguirmos efetuar nossas ligações...

Nenhum comentário: