segunda-feira, 23 de junho de 2008

Corrupção (realidade x ficção)

Não. Não vim aqui escrever sobre políticos acusados de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, corrupção passiva, entre outros crimes. Na verdade, o assunto estará intríseco, mas o político neste caso, como prometi no outro post, é o da ficção: Romildo Rosa, personagem do ator Milton Gonçalves, de A Favorita.
O personagem retrata a imagem do político corrupto tão comum no país. Ah..esqueci de mencionar: político corrupto e negro. Se é que faz algum diferença esta última informação. E é sobre a questão do fazer diferença ou não que vou abordar . Outro ponto importante então é lembrar que o cara também é jornalista.
O que me fez tocar neste assunto foram notícias de que integrantes de movimentos negros disseram achar que o personagem do ator denigre a imagem desta (grande) camada da população, por ele ser um personagem negro, que é corrupto. Não sei se a notícia soou tão absurda para vocês, como para mim. Mas por favor, neste caso não estou generalizando nem criticando o movimento de uma forma geral, dizer que as pessoas associam a corrupção praticada pelo Romildo Rosa a sua cor é querer fazer uma tempestade em copo d' água não? Ainda bem que eu lembrei desta expressão, por um segundo iria falar que é porque a coisa ficou preta..Ufa!(Pelo amor de Deus, não me processem, isto é uma brincadeira, pois não acredito que este tipo de questionamento realmente exista).
Durante uma entrevista ao colunista do Jornal o Globo, Jorge Bastos Moreno, Milton Gonçalves disse estar sofrendo um tipo de pressão por interpretar este personagem. Sério que alguém associa a cor do personagem ès irregularidades que ele comete? Alguém deixaria de votar em algum político negro por causa disto?
Não sou dessas que se ilude, ou tenta iludir, argumentando que preconceito não existe. Sei que ele ainda se encontra presente, mas acredito que em proporções bem menores. Este tipo de manifestação comprova que muitas pessoas destes movimentos, ou até quem não faz parte de movimento algum, são em grande parte as mais preconceituosas.
Creio que levar a discussão para este patamar é um retrocesso. Este tipo de "reivindicação", não sei nem como chamar estas reclamações, não deveriam acontecer. (Se bem que lembro de ter escutado que algumas enfermeiras também criticaram o fato da Alzira, aquela do poste, fazer parte da categoria por denegrir a imagnem das profissionais). Se for assim, os personagens não terão mais cor, profissão, endereço. Se for assim, as novelas não poderão mais ter vilões? A Federação dos Jornalistas deve entrar na briga também pelo fato do personagem ser jornalista?
Mas voltando ao post anterior, você deve estar se perguntando qual a relação do Barack Obama com esta história, além de algumas semelhanças entre ele e o personagem..O fato é, acreditem se quiser, o ator declarou que já escutou pessoas dizerem que Romildo poderia atrapalhar a camapanha presidencial do Democrata. Ou seja, não só são capazes de falar que o personagem mancha a imagem , e pode prejudicar a candidatura de políticos negros no país, como chegam ao exagero de levantar a possibilidade disto interferir nas eleições americanas...
Faça-me o favor..Ta parecendo coisas do Fantástico Mundo de Bob...

5 comentários:

Renatinha disse...

As pessoas estão esquecendo o significado da palavra Limite. Porque, para mim, tudo tem limite. E numa abordagem dessas, de preconceito barato e prostituído, que tenta difamar um segmento da cultura popular(que nada mais é a novela), os fins se quer justificariam os meios. Seria um tanto absurdo um personagem influenciar uma candidatura política, seja aqui no Brasil ou no exterior. Negros, Brancos, Pardos e etc somos todos iguais perante a lei. Se corrupto for,não atenuará a pena por ser negro ou outro tom de pele. Se continuar assim, realmente Prizuca,a coisa vai ficar preta. E isso está mais parecendo o samba do crioulo doido. (Sem processos, por favor. Brincadeira...)

Tiago Fumaça disse...

É minha cara Pri, às vezes reclamam que faltam negros em bons papéis em telenovelas, que para eles só sobram os escravos e empregadas domésticas... Quando um negro faz um papel, que para muitos é um grande papel, os movimentos são contrários...

Lembro do jornalista Heraldo Pereira, que é substituto na apresentação do JN, quando em sua primeira vez na bancada, disse não queria só por ser lembrado como o primeiro negro a apresentar o jornal, mais sim por sua competência.

Então, o ator Milton Gonçalves intepreta um deputado corrupto e não um deputado negro corrupto.

E Salve, a Pri!!! bjos

Renatinha disse...

opa opa opa
epa epa epa

vamo simbora, atualizar!
beber
cair
e
levantar..
hauahauahau
saudade
bjos amiga

Thaissa Costa disse...

Pois é, se o personagem fosse representado por um branco de olho azul poderia?! Me desculpe, mas os negros são altamente preconceituosos. O erro está na corrupçao é isso que deve ser debatido não a cor da pele do indivíduo. É por causa dessas picuínhas absurdas e arcaicas que o país não vai para frente. Quanto a história de atrapalhar a candidatura de Obama...prefiro não comentar. rs

Por Carol Macedo disse...

Gente, chamaram o Milton Gonçalves para esse papel porque para ser político corrupto tem que saber interpretar e atuar para depois nas outras eleiçoes te pedir voto. A atuação tem que ser boa, afinal a reeleiçao tá ai. A memória é curta meus caros.
Vamos lá. Não vou entrar no mérito da questão. A Pri me conhece e sabe o que penso sobre colocações racistas como essa. E se colocar as minhas nesse post acho que serei processada.
E eu achando que o fato do Obama ganhar ia mudar os EUA. E vai que se torna corrupto. Com certeza será só porque ele é negro. Não existem corruptos brancos, eles são maquiados, com certeza. Sem enumerar, na minha mente vem apenas os brancos. Posso ser racista então..